sábado, 19 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA: Um ano de intensidades!!!


Todo momento especial que se finda exige de nós uma auto-avaliação.
Não seria diferente agora que 2009 apagam suas chamas para nascer um novo ano de luz.
Todos estes meses para mim foi marcado pela intensidade com que vivi cada momento, com que experimentei cada sentimento e pelos ombros, mãos, beijos e abraços que a mim foi ofertado.
Tudo começou com um convite que deu margem ao medo, a insegurança, a dúvida; no dia 8 de Março em torno das 13 h da tarde recebi uma ligação na qual me convocava a assumir um cargo de professora de uma escolinha na zona rural do meu município. Escola essa que fica ma minha comunidade de origem. Nossa!! Que responsabilidade, que desafio!!!
No dia 9 dei início a minha jornada, árdua, mas especialmente inesquecível!!!
Era uma turma de alfabetização, pequena em quantidade e tamanho, mas grandiosa em saber. Eram 9 "coisinhas gostosas" (bochechudas) que a partir daquele dia passaria a ser o motivo maior de dedicação, carinho e boas risadas.
Comecei a viver só para isso, "alfabetizar meus pequenos!!!"
E a facu?? É a faculdade me esqueci completamente. Mas os trágicos acontecimentos me chamaram de volta. Eita 5º semestre apertado, metaforicamente me senti passada na máquina de moer, sugaram de mim a última gota de caldo, as últimas forças...
Foram enes os trabalhos, as madrugadas estudando, as dores no braço por causa do mouse, os exames de vistas... ah!! e os prejuízos que minha equipe me deu. Como assim, eu te explico. Para aguentar Ivanley, Fabíola e Ediélia + Thiago só com muita pipoca com sazon, cachorro quente, brigadeiro de panela, bolo e é claro refri.
Quantas brigas, quanto nervosismo, quantos filmes e palhaçadas.
E nesse corre - corre que seguimos na rotina da vida, fomos surpreendidos pela perda repentina de nosso colega Rodrigo em um trágico acidente de carro. Horrível, mas ao mesmo tempo ensinador.
Praticamente semanas após, Tio Didi (nosso querido professor) também sofre um acidente no qual perde a esposa. Tudo ficou mais difícil. Paramos e foi impossível conter as lágrimas, o medo e a incerteza do amanhã; juntamos, unimos e seguimos a nossa estrada embalados pela saudade de simples momentos agora eternos em nossos corações.
Muita coisa mudava! Mas o SIP continuava apavorando! E esse teve um gostinho amargo de construção e reconstrução, fazer e refazer, mas ficou ótimo e o resultado não poderia ser outro: SUCESSO e um tema de monografia garantido. rsrs
Em casa meus dois anjos da guarda cuidavam de mim feito criança. "Dina vai comer!", "Diu para um pouquinho e descança!", vem dormir, você ta cansada!". Minha Mãe NICE e meu marido EDIMILSON foram meus suportes, meus psicólogos, pessoas que me aguentaram, me ajudaram nos momentos de medo, dúvida, preguiça e principalmente de muito cansaço.
Aí se não fossem vocês!!! Não estaria aqui hoje pra contar estas histórias.
E quando percebemos tudo acabou. As aulas se findaram, entramos de férias na facu, meus alunos se foram, meus colegas se dispersaram e eu quero mais é dormir e assistir a tv Globinho!!
Mas para que tudo fechasse com chave de ouro dois importantíssimo fatos marcaram este mês de Dezembro.
A formatura das minhas "coisinhas gostosas"(gente eles estavam lindos de beca e capelo) e o casamento de Monny e Nando, um verdadeiro espetáculo dos Dobradores, ou melhor de dois dobradores.
O interessante nisso tudo é que a formatura começou dia 18 as 19 e 30h e terminou 1 h da madrugada do dia 19 faltando só algumas horas para o casamento. Ninguém dormiu! Imaginem as caras de sono, os bocejos no meio da cerimônia. Mas tudo foi muito lindo. Os bem casados estavam deliciosos e a formatura foi digna de verdadeiras estrelas.
É! Como dizia Joãozinho: Ô Glória!!! Acabou!! Estou pronta para viver tudo de novo, muito feliz pelo dever cumprido, saudosa pelas separações e transbordando de orgulho.
Obrigado meu Deus por tudo!
Pelas barreiras, essenciais!
Pela dor, sinônimo de aprendizado!
Pelos amigos, virtude!
Por minha família, suporte!
Por meus alunos, muitas balas, doces e chocolate!!!
Pela minha vida, um presente!
E que venha 2010!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário